Sabe aquela dúvida quando tu tem um novelo de Bella da Pingoin, um resto de fio Charme da Circulo e aquele novelinho que está sem rótulo, mas tu tem quase certeza que é Anne. Juntando tudo tem as cores que tu precisa pra fazer a tua peça, mas será que as espessuras batem? Será que não vai dar muita diferença quando for crochetar? Então. Resolvi abordar o assunto fazendo uma série de posts falando de algumas unidades de medida de fios e vou começar esclarecendo um pouco o que é a TEX que é a mais comum de encontrarmos nos rótulos das linhas nacionais.

O que é TEX?

Vamos começar do começo. TEX é uma unidade de medida que leva em conta o peso em gramas de 1 quilômetro de fio (1000 metros)  –  é literalmente g/km – então, se um fio possui TEX 378, isso significa que um novelo de 1000 metros desse fio vai pesar 378g.

Notem que a TEX está diretamente relacionada com o peso do fio, logo ela é uma medida excelente para comparar fios de MESMA COMPOSIÇÃO. Pra explicar melhor, vamos comparar o Fio Ane da Circulo com o Fio Algodão doce da Círculo e a Baloon da Pingouin.


comparação de fios pela TEX

Como podemos notar, apesar do fio Algodão Doce possuir uma TEX ligeiramente menor que o Fio Anne, ele sugere o uso de uma agulha muito maior. Também notamos que o Fio Baloon e o Fio Duna sugerem a mesma agulha, mas possuem TEX muito diferentes.

Comparando esses quatro fios fica claro, que quando falamos em espessura, só podemos comparar a TEX de  fios da mesma composição pois os materiais acrílicos são em geral mais leves que o algodão,sendo assim um fio 100% acrílico pode ter a TEX bem mais baixa que um fio de algodão e uma espessura muito maior.

Então a TEX não serve pra nada?

Apesar de considerar que ela não é a melhor unidade de medida para fios não posso dizer que ela não serve para nada. Como falei anteriormente esse número serve para comparar fios de mesma composição.

Vamos pensar, por exemplo em amigurumis, que é a minha área preferida. Eles são geralmente confeccionados com linha 100% algodão, não é mesmo? E geralmente utilizamos muitas linhas de marcas diferentes para confeccionar nossos bichinhos e conseguir todas as cores que queremos para que eles fiquem ‘supimpa’.  Pois é, para que não existam diferenças muito grandes na espessura do fio utilizado podemos comparar a TEX dos fios que temos em casa para se saber se podemos utilizar fio duplo de um e fio simples de outro, por exemplo.


comparação de fios com mesma composição

Olhando a tabela acima podemos ver que dois fios de Cléa equivalem a um de Anne e dois fios de Anne equivalem a um de Duna, tendo o Fio Amigurumi como um intermediário entre estes ultimos. Então comparando a TEX de fios 100% algodão podemos, com um cálculo bem simples, combinar diferentes marcas de fios e chegar a um resultado bem parecido. É claro que existem questões de brilho e torção da linha que não entram nessa conta, mas já ajuda muito né?

Você pode ler mais sobre o assunto no Blog do Bazar Horizonte e até na Wikipedia

E aí, você já sabia o que é TEX? Aprendeu algo novo com esse texto? Esse texto foi útil pra vocês? Então deixa um comentário pra nós, compartilha com os amigos. Esse retorno é o que nos dá motivação para trazer cada vez mais conteúdo relevante para vocês.

Ah, não esqueçam de seguir nossas redes para ficar sempre por dentro das novidades!

%d blogueiros gostam disto: