Gráficos de Crochê :: Como ler?

Com a popularização dos Amigurumis, muitas pessoas começaram a trabalhar com crochê, fazendo lindos bichinhos através de receitas escritas, com instruções linha por linha, como a receita do Mini urso amigurumi  escrita pela Gabi. No entanto, existe muito crochê alem dos amigurumis. Temos golas, trilhos de mesas, tapetes, bolsas e todo esse universo, tem suas receitas escrita em formato de gráficos. Aqueles gráficos de crochê que encontramos nas revistas mais antigas.

Seguido eu via pessoas nos grupos, com dificuldade em seguir gráficos de crochê. então resolvi escrever uma post explicando como eu faço pra seguir gráficos. Eu também comecei pelos amigurumis e também tinha dificuldades em crochetar a partir de gráficos ;-).

Para isso vamos usar um gráfico simples que eu criei para este post.

 

Como o gatinho pode ser usado como porta copo ou “tapetinho pra boneca” (foi a utilidade que a minha filha achou pra ele), vamos pegar um barbante e uma agulha adequada. Na imagem eu fiz com Charme e agulha 2mm, mas era o que eu tinha a mãe e precisei fazer mais carreiras pra atingir o tamanho.

 

Buenas, agora que temos a linha, temos a agulha e temos o gráfico, vamos começar falando do desenho. Nós vamos seguir o gráfico do centro pra fora, então a primeira coisa que precisamos fazer, conforme a legenda, é o anel mágico.

Após fazer o anel magico, vamos fazer as três correntinhas e mais sete pontos altos no anel mágico, concluindo a primeira linha (aquela mais no centro do desenho. Passando pra próxima linha, vamos fazer 3 correntinhas pra subir e seguir o desenho, fazendo um ponto alto no ultimo ponto alto da carreira anterior. (o mesmo onde fizemos as três correntinhas) Seguindo o desenho, vamos fazer dois pontos altos em cada ponto alto da carreira anterior, até fechar a carreira.

Iniciamos nossa terceira linha, fazemos três correntinhas pra subir, e faremos mais um ponto alto no mesmo ponto que fizemos as três correntinhas, depois vamos fazer UM ponto alto no próximo ponto da carreira anterior, e seguiremos fazendo um aumento, um ponto alto, até fechar a carreira.

Na quarta carreira, começaremos com três correntinhas pra subir, vamos fazer um aumento no próximo ponto alto da carreira anterior, e seguiremos fazendo um aumento, um ponto alto, até fechar a carreira.

Nesta ultima carreira, vamos fazer as orelhas e o rabo. parece complicado, mas vamos com calma que tudo se resolve. Vamos começar com o rabo, fazendo 10 correntinhas, e voltar fazendo um ponto baixo, no segundo anel a partir da agulha, depois um ponto baixo, um aumento, dois pontos baixos, um aumento, três pontos altos, chegando na base do rabo e começando a contornar nosso gatinho com pontos baixos. Vamos fazer 17 pontos baixos, (um em cada ponto alto da carreira anterior) e começaremos a orelha, fazendo um meio ponto alto e um ponto alto no mesmo ponto da carreira anterior, um ponto alto duplo no próximo ponto da carreira anterior, um ponto alto triplo e um ponto alto duplo juntos no próximo ponto alto da carreira anterior, depois um ponto alto e um meio ponto alto, juntos no próximo ponto alto da carreira anterior, 5 pontos baixos (um em cada ponto alto da carreira anterior) e fazemos mais uma orelha, da mesma forma que a primeira, seguindo o gráfico, e finalizaremos a carreira com pontos baixos até chegar no rabo.

WEEEE!! temos um gatinho que pode ser usado como porta copos, como “ecocat”, ou como falamos lá em cima, tapetinho pra bonecas.

 

%d blogueiros gostam disto: