Produzir peças artesanais, lindas e delicadas é uma arte. Passar para o cliente as instruções de lavagem e manutenção desta peça é um desafio as vezes quase tão grande quanto.

Após a entrega do produto, você não tem mais controle sobre o mesmo, e é por isso que é fundamental deixar claro para o novo dono daquela peça todos os cuidados que ela demanda, garantindo assim uma experiência agradável e mais duradoura, afinal, não somos industrias capitalistas que fazem produtos programados para se destruir em pouco tempo, visando vender mais sem se importar com o lixo gerado no planeta, ou somos? 🙁

Quando um amigurumi vai fazer uma criança feliz, ele vai ser manuseado, puxado esticado e obviamente, vai ser sujo e precisar ser lavado. O mesmo acontece com peças de vestuário. Aquele “Virus Shaw” pode ocasionalmente ser sujo e precisar de socorro então, vamos nesse post tratar dos cuidados necessários com nossos crochês tão amadinhos.

Amigurumis

Vamos começar falando deles, nossos bichinhos de crochê que fazem a alegria das crianças e das “não tão crianças” também. Eu escuto muito perguntas como, “Mas dá pra criança pequena brincar?” ou “Não estraga quando a criança brinca?”. Perguntas sobre como lavar o bichinho são mais raras, mas vamos falar das duas coisas.

Manuseio

É preferível não trabalhar com fios acrílicos quando o boneco vai ser manuseado com muita frequência, porque o atrito costuma encher os fios de bolinhas, por conta do desgaste da fibra.

Os olhos devem ser bordados ou com trava de segurança, olhos com cola costumam descolar com o uso, oferecendo inclusive risco de asfixia para criança.

Essas informações são mais importantes para quem fabrica do que pra quem compra, mas eu costumo citar que usamos olhos com trava, trabalhamos com fio 100% algodão entre outras coisas, quando o cliente tem duvidas sobre o manuseio pela criança.

Lavagem

Aqui a coisa complica um pouco. É fundamental instruir o cliente sobre como lavar o bichinho.

1º – Amigurumi se lava  a mão, utilizando sabão neutro.

2° – Seu amiguinho não gosta de ficar de molho. A imersão não faz bem pra fibra siliconada do recheio e possivelmente vai tirar a forma do bichinho

3° – Não pode torcer. Quando você torce o amigurumi, aquele liquido que escorre na verdade são as lagrimas do seu amiguinho, se contorcendo de dor.

4° – Você pode, e deve retirar o excesso de água abraçando o amigurumi com uma toalha de banho macia

5° – Não pode pendurar. Deixar seu amigurumi pendurado é quase uma seção de tortura medieval, ele vai ficar se esticando por conta do peso da fibra molhada e vai deformar. Pra sempre 🙁

6° – Secar na horizontal, na sombra e cuidando pra não acumular água nas extremidades.

Uma coisa bacana de fazer é adicionar ao amigurumi uma etiqueta com instruções de lavagem, felizmente, a Dani Daledone, fez uma etiqueta bem bacana e disponibilizou para download no blog dela. São etiquetas explicadinhas, e fofas que podem (e devem) acompanhar seu bichinho na casa nova.

 

Vestuário

De forma geral, as peças feitas em crochê devem ser lavadas a mão, sem esfregar, mas tem quem use o ciclo de roupas delicadas da máquina com sucesso. A informação que não pode faltar é quanto a forma de secar, principalmente quando falamos de vestidos, ponchos ou outras peças pesadas, que não devem nunca ser penduradas pra não deformar. Devendo sempre ser secas na horizontal.

É muito importante adicionar nas instruções de lavagem, as informações contidas no rótulo dos fios utilizados.

Claro que nem sempre os rótulos vem com os símbolos descritos direitinho, e encher uma etiqueta com desenhos as vezes não dá a real dimensão para o cliente do que ele pode ou não fazer com a peça. Afinal, muitas vezes esses símbolos são uma incógnita pra nós não é verdade? Pensando em ajudar, eu preparei uma tabelinha com as instruções mais encontradas nos rótulos.

Os símbolos são universais, mas sem uma legenda, muitas vezes eles não ajudam muito os meros mortais a entender qual o melhor tratamento para suas peças. Espero que o post tenha ajudado e que a imagem acima ajude a entender melhor as informações dos rótulos.

%d blogueiros gostam disto: