Uma dúvida recorrente que vejo nos grupos que participo, é como comprar insumos na internet. Não exatamente como, mas de onde, se vale a pena, se chega rápido etc.

Com o aumento de pessoas fazendo crochê nos mais diversos locais do país surge um problema, se por um lado é simples adquirir receitas, sejam elas gratuitas ou pagas, não é exatamente simples conseguir olhos com trava, determinados fios demoram muito pra chegar em alguns lugares do país, nem todas as numerações de agulhas estão disponíveis e a alternativa principal pra resolver isso é a internet. E aí começam a surgir as dúvidas.

Vale a pena comprar da China?

Isso depende de várias questões, na minha opinião vale, mas nem sempre 🙂

Tá eu sei… isso não é uma resposta clara, então vamos por partes

Chega? Demora?

Na maioria das vezes sim, chega (e sim, demora). Compras feitas pelo Aliexpress podem levar 90 dias pra chegar (às vezes mais), o concorrente Wish, segundo depoimentos,  pode levar mais tempo e as vezes extraviar.

Nós já compramos muitas coisas do Aliexpress, de agulhas a fraldas de pano, passando por utensílios de cozinha. Nossas compras todas chegaram, no entanto algumas levaram uma eternidade. No Wish nunca fiz compras porque os depoimentos não são favoráveis, se alguem comprou, recebeu e estava tudo ok, comenta aí pra ajudar a galera.

E a qualidade?

Aqui eu vou restringir o depoimento aos insumos de crochê. As agulhas que compramos são ok se comparadas com as agulhas nacionais semelhantes – no entanto ainda prefiro minhas Circulo Soft  – mas o custo é consideravelmente mais baixo. Vale citar que a compra que levou mais tempo pra chegar foi justamente um kit de agulhas que levou mais de 3 meses da China até a nossa casa.

A Clover que a Gabi comprou no Aliexpress chegou certinha, depois de um loooooongo período em Curitiba, é boa, sem rebarbas nem irregularidades, mas custou quase o mesmo preço de uma aqui no brasil, então não dá pra dizer que valeu a pena…

Olhos com trava, sempre tive receio de comprar, mas já tive relatos positivos. A Débora do @ateliedeboraalves por exemplo, nos disse uma vez que, em um lote que ela comprou teve vários problemas com as travas, já na segunda compra os olhos vieram bons.

Então, se você tem tempo pra esperar e quer salvar alguns golpinhos reais, pode comprar, sempre dando uma checada na reputação do vendedor.

E direto no Brasil, comprar onde?

No Brasil nós já compramos linhas, agulhas, olhos, marcadores, fuças etc, de vários lugares diferentes então vamos por partes.

Linhas

Nossa melhor experiência foi com certeza na Lã Formosa, foi uma black Friday e chegou tudo rapidinho. Compramos uma boa quantidade de fios Amigurumi, vieram embaladinhos, bem acondicionados e chegaram rápido.

A Gabi já fez compra de fio de malha com a Fios Arpia e recomenda. A entrega chegou no prazo, os fios estavam bons (quem trabalha com fio de malha sabe que regularidade não é exatamente um requisito na compra), as cores são fiéis ao site e o atendimento foi todo super bom.

Olhos e Fuças com trava

Compramos da Amigloo Ateliê, novamente, tivemos uma boa experiência. Chegaram rápido, todos as travas funcionaram bem, e ainda vieram uns brindes. Eles tem uma variedade boa de produtos, um atendimento bacana e vem tudo direitinho.

Agulhas

Compramos da Aslan uma Tulip Etimo, e apesar de eu achar o site horrível da navegar, o preço estava bom. Só tinha a 6mm, mas chegou no prazo, sem problemas, bem acondicionada e embaladinha. No pedido eu também incluí duas agulhas da círculo de bambu e uma delas veio na numeração errada, então não dá pra dizer que foi uma ótima experiência…

Também compramos uma Clover Amour 2,75mm e uma Tulip Etimo 4mm da Cia das Agulhas, recebemos no prazo, exatamente o que foi pedido, elas estão ali na nossa caneca das agulhas lindas e maravilhosas. Certamente repetiremos a experiência!

agulhas na caneca

E o frete?

Sim o frete as vezes acaba saindo tão caro que a compra não vale a pena. Mas em muitos casos a partir de uma certa quantia o frete é gratuito, ou fica mais barato. Sem contar que as vezes, não temos alternativas locais. Infelizmente não há muito o que fazer além de pressionar e prestigiar o comércio local para poder ‘fugir’ desse custo.

 

Nós residimos em Porto Alegre, o que torna um pouco mais fácil o acesso, especialmente depois que abriu a Almaentrefios na Casa Sol aqui pertinho. Na verdade, temos comprado muito pouco pela internet justamente porque temos buscado as coisas com a Claudia na Almaentrefios e, apesar do post falar de compras pela internet, deixo aqui uma dica bônus pra quem é de Porto Alegre.

Almaentrefios

Fica Rua Luiz Afonso, 376 no bairro Cidade Baixa aqui em Porto Alegre, a Claudia ou a Lulu vão te atender super bem, elas tem um estoque bacana, tanto em fio de malha quanto em fios de algodão e acrílico. Sabe aqueles fundos de MDF pra fazer cesto de fio de malha, elas tem lá. Olhos com trava, também. Agulhas bacanas, marcadores de ponto e o principal, na minha opinião. Elas são crocheteiras que abriram um armarinho, então elas entendem o que nós precisamos.

Enfim, acho que era isso, um apanhado geral com as nossas experiências comprando na internet, felizmente nunca tive experiencias ruins mas estamos aqui pra ouvir as suas. Conta pra nós como foram as suas compras, tiveram problema, foi tudo lindo? Vamos compartilhando informações e nos ajudando porque pra atrapalhar sempre tem um 🙂

 

(esse não é um post patrocinado, é só a minha opinião mais que sincera mesmo hehehehe)

%d blogueiros gostam disto: