Amigurumi do lado Avesso X Lado Certo

Faz muito tempo que a Gabi produz Amigurumis. Eu comecei depois, de tanto ver ela fazendo e com muita curiosidade fui aprendendo. Os bichinhos feitos por mim são diferentes dos dela por vários motivos (tensão da linha, prática, empunhadura da agulha etc.), mas o principal, o mais visível é que eu uso o “lado certo” e ela usa o “lado avesso” do ponto.

Leão by Gabriela e Espantalho by Diego

 

Eu não entendo porque se escolheu o lado que eu faço como lado certo, porque quando se está fazendo crochê plano, nós fazemos uma carreira, depois viramos a peça e voltamos, então num casaquinho de crochê por exemplo, tem ponto do lado certo e do lado avesso, nos dois lados (confuso isso né?). Mas enfim, no amigurumi, nós crochetamos de maneira circular a maior parte do tempo (não, não é sempre circular mas eu falo disso em outro momento mostrando receitas), e se convencionou (aqui no Brasil) que o lado onde aparece o V (ou o X dependendo do ponto) é o lado certo do ponto. Quem decidiu isso? Não sei. E olha que eu pesquisei nos sites japoneses e adivinhem!? Muitos usam o lado avesso :-0, tanto que alguns sites dão a instrução para as duas formas
Fonte: utasouko.cocolog-nifty.com/blog/2016/05/post-3c1b.html
Então, acho que essa história de lado certo, a gente deixa de lado, afinal, se la do outro lado do mundo, de onde vem a técnica eles usam os dois lados, acho que aqui no Brasil, nós podemos usar o lado que fica mais confortável de produzir, ou os dois se alguém quiser.
E vocês, usam qual lado? Com a agulha dentro da peça ou com a agulha fora da peça? Já pensaram em fazer diferente pra testar? Comenta aí para enriquecer a discussão.
%d blogueiros gostam disto: