É com muita felicidade que venho aqui a convite da queridíssima Bruna Scopel disponibilizar essa receita de Ragdoll especialmente para o #desafiodescolado do mês de maio.
Não entendeu nada? Então cola nesse post do blog Crochet.land que a Bruna explica tudinho!
A receita é super fácil,sem aumentos nem diminuições, ideal para quem está sem tempo, mas não quer deixar de participar do desafio. A única parte mais complicadinha é o cabelo, mas você pode adaptar se achar melhor. Faça a sua, personalize com os seus toques e use as hashtags #desafiodescolado e #casalcrochê . Não esqueça também de nos marcar nas redes para podermos ver seu trabalho, vamos adorar!
E para quem não se entende muito bem com receitas, rola a tela que lá no final tem vídeo com o passo a passo (talvez esteja um pouco truncado, mas peço paciência, é meu primeiro video de PAP)
Boneca de crochê estilo Ragdoll
Nível: Fácil
Materiais utilizados:
Linha amigurumi nas cores azul, marrom e preto
Fibra siliconada para encher
Agulha de crochê 2,5mm
Agulha de tapeceiro
Tesoura
Linha e agulha para bordado
Siglas utilizadas:
aum – Aumento
corr – correntinha
pa – Ponto Alto
pb – Ponto Baixo
pbx – Ponto Baixíssimo
mpa – meio ponto alto
O trabalho é feito em crochê plano, ou seja, com carreiras de ida e volta, virando o trabalho a cada carreira
Corpo da boneca (fazer 2 vezes)
Em azul
Carreira 1- 26 corr
Carreira 2 – pb na 2 corr a partir da agulha, 1pb em cada corr de base (25pb)
Carreira 3 a 17 – 1 pb em cada ponto de base (25pb)
Toca a cor para marrom
carreira 18 a 27 – 1pb em cada ponto de base (25pb)
Fechamento – una os dois painéis com pontos baixos em todo o contorno, encha com fibra siliconada
Pernas (fazer 4 vezes)
Em azul
Carreira 1 – 8 corr
Carreira 2 – pb na 2ª corr a partir da agulha, 1 pb em cada corr de base (7pb)
Carreiras 3 a 5 – 1 pb em cada ponto de base (7pb)
Troca para a cor marrom
Carreiras 6 a 18 – 1pb em cada ponto de base (7pb)
Fechamento – una os painéis dois a dois com pontos baixos em todo o contorno, formando as duas perninhas
Braços (Fazer 4 vezes)
Em marrom
Carreira 1 – 6corr
Carreira 2 – pb na 2ª corr a partir da agulha, 1 pb em cada corr de base (5pb)
Carreira 3 a 20 – 1pb em cada ponto de base (5pb)
Fechamento – una os painéis dois a dois com pontos baixos em todo o contorno, formando os dois bracinhos
Agora veremos como fazer o cabelo, seu formato é semelhante a uma sola de sapatinho e será feito em voltas (sem virar o trabalho ao final de cada carreira
Cabelo (Fazer 2 vezes)
Em preto
Carreira 1 – faça 11 correntinhas, na 4ª corrente a partir da agulha faça 1 ponto alto; 1mpa em cada corr de base nas próximas 2 correntes; 1pb em cada corr de base nas próximas 4 correntes; 1aum em pb na última corrente; no outro lado do trabalho fazer 1pb em cada corr de base nos próximos 4 pontos; 1mpa em cada corr de base nas próximas 2 correntes; 1pa na próxima corr; fecha com pbx.
Carreira 2 – 3 correntes para subir, 1pa no mesmo pa da corr; 1 aum em pa no próximo ponto; 1 mpa em cada ponto nos próximos 2 pontos; 1 pb em cada ponto de base nos próximos 4 pontos; 1 aum em cada pb nos próximos 2 pontos; 1 pb em cada ponto de base nos próximos 4 pontos; 1 mpa em cada ponto nos próximos 2 pontos; 1 aum em pa no próximo ponto; fecha com pbx
Carreira 3 – 3 correntes para subir, 1pa no mesmo pa da corr; 1 aum em pa em cada ponto de base nos próximos 3 pontos; 1 mpa em cada ponto nos próximos 2 pontos; 1 pb em cada ponto de base nos próximos 12 pontos; 1 mpa em cada ponto nos próximos 2 pontos; 1 aum em pa em cada ponto de base nos próximos 2 pontos; fecha com pbx
Carreira 4 – 3 correntes para subir, 1pa no mesmo pa da corr; 1 aum em pa em cada ponto de base nos próximos 7 pontos; 1 pb em cada ponto de base nos próximos 12 pontos; 1 mpa em cada ponto nos próximos 2 pontos; 1 aum em pa em cada ponto de base nos próximos 4 pontos; fecha com pbx
O cabelo ficará em formato de concha, é assim mesmo 😉
Finalização:
Encaixe as “conchinhas” dos cabelos nas quinas da parte marrom da boneca, o espaço que ficará entre elas no meio do rosto será preenchido por um bordado simples, formando uma franja.
Costure as pernas e braços de forma harmônica, borde ou costure botões para formar os olhos.
Adicione os detalhes de sua preferência e está pronta a sua bonequinha!
E aqui o vídeo (com super fofura da Mônica!) Assistam, façam, nos deixem felizes!
Você pode divulgar e vender o produto final desta receita e também fazer as adaptações que desejar, pedimos apenas que sejam dados os devidos créditos, nossa sugestão é o seguinte texto “Receita de Gabriela D’Andrea para Casal Crochê, execução [seu nome aqui]”.
Marque nosso perfil no instagram – @casalcroche – e usem a hashtag #casalcrochê nas suas redes para que possamos ver sua arte. E sempre que publicar seu trabalho pronto dê os créditos linke a nossa página. É fácil, é rápido e justo.É proibido distribuir este material por meios fisicos ou eletronicos (você não pode vender esta receita, nem publicá-la em seu site ou traduzi-la para outros idiomas sem prévia autorização do Casal Crochê)